terça-feira, agosto 16, 2005

Primeira atualização.
Música (1)

Grant Lee Buffalo, Fuzzy.




O Grant Lee Buffalo foi uma de muitas bandas surgidas na virada dos anos 80 para os 90 em Los Angeles, nos Estados Unidos. Logo no início dos anos 90, mais precisamente em 91, se beneficiou do "boom" que o rock alternativo deu graças ao enorme sucesso de “Nevermind”, do Nirvana , e assim ganhou um espaço na mídia que alguns anos antes não conseguiria ter . Não por falta de qualidade e sim por falta de interesse das pessoas que "ditam" os gostos musicais.

Desde o início, foi difícil rotular a banda. Banda de folk rock (rock calmo com letras "inteligentes", geralmente acústico) era o mais próximo, mas o Grant Lee Buffalo sempre teve outras características vindas do grunge e suas guitarras barulhentas, do country , da soul music, do punk, da psicodelia sessentista, o que fazia o som deles ser ainda mais original e especial.

O primeiro álbum da banda, Fuzzy, é o grande exemplo disso. Grant Lee Philips, o guitarrista/compositor/vocalista , cria letras e melodias ricas em imagens, climas, resgatando aquela velha América mitológica dos cowboys solitários, das estradas longas pelo deserto escuro, das lendas do Sul escravista, dos fantasmas que apaixonam, dos cenários empoeirados onde os casais se encontram escondidos. Sejam levadas pelo violão, pela guitarra ou pelo piano (daqueles típicos dos saloons americanos) , as melodias parecem feitas para a trilha sonora de um épico de amor que nunca foi filmado.

* Fuzzy começa muito bem com The Shining Hour que conta uma história de versos bastante, digamos, surreais. É como se fosse um homem sentado numa mesa de saloon no Velho Oeste bebendo um whisky , acompanhado de seus comparsas, contando uma história que se passou com um amigo dele, citando personagens da história americana e que , talvez por excesso de bebida, chega-se a um final incompreensível. Levado por um piano, a música nos transporta para o saloon, como se fossemos aquele que está sentado na mesa ao lado só escutando a história.

* Júpiter and Teardrop, a faixa 2, é uma linda e emocionante balada que conta a história de um amor impossível entre um artista mambembe e uma ex-presidiária.

* Fuzzy, a terceira, é a mais “climática”. Nela, estamos no banco de trás do carro andando por uma estrada deserta, à noite, com o vocalista dirigindo e sua amada ao lado, e ele está se desculpando, dizendo que mentiu pra ela, que está “fuzzy” (confuso), que o mundo é pequeno demais para os dois, e então eles param para comer e tentar aplacar o medo de não ficarem mais juntos, e assim vai...É como um filme, contar o final estraga.

* The Hook é uma conversa sobre desilusão entre dois amigos, balada levada no violão com a voz de Grant bastante límpida e potente.

O álbum segue emocionando e criando belas histórias com Stars’n’Stripes , que é uma conversa entre um casal comparando o amor entre eles no cenário de uma noite estrelada em um ferro velho antigo com o de uma grande cidade, e Dixie Drugstore, que conta uma bonita história de amor entre um casal de fantasmas no sul dos Estados Unidos, em meio a vocais dizendo “jambalaya”, típica saudação sulista, cantado por Grant em um falsete que não deve nada às divas da Soul Music.

Depois de Fuzzy, a banda lançou ainda mais 3 albuns, nenhum com a boa repercussão e a qualidade de Fuzzy, apesar do segundo, Mighty Joe Moon, de 94, chegar perto . Em 98, a banda encerrou suas atividades e Grant Lee Philips começou uma carreira solo bem sucedida que dura até hoje.

Fuzzy é um álbum para se escutar como se lê um livro, prestando atenção em cada frase cantada pela bela voz de Grant Lee Philips, nas melodias criadas pela união do quarteto guitarra, baixo, bateria e piano. Depois, as belas imagens evocadas pela junção palavra/som vão surgindo, aos poucos, e o filme vai ganhando consistência em nossos pensamentos. De repente, nem entedemos o porquê de estarmos sentado num saloon no meio do nada tomando o nosso whisky acompanhado de figuras lendárias da História americana , ou de estarmos numa estrada desconhecida e vazia indo para sabe se lá onde, ou mesmo andando por uma cidade que nunca pensamos que ainda existia, observando fantasmas passearem pelas calçadas de mão dadas e casais se beijando no canto escuro atrás da casa da esquina...

Músicas:
1 – The Shining Hour
2 – Júpiter and Teardrop
3 – Fuzzy
4 – Wish you well
5 – The Hook
6 – Soft Wolf Tread
7 - Stars N' Stripes
8 – Dixie Drug Store
9 – América Snoring
10 – Grace
11 – You Just Have to be Crazy

Banda:
Grant Lee Philips: vocal, guitarra, violão
Paul Kimble: baixo, piano, backing vocals
Joey Peters : percussão, bateria

- Leonardo F. Foletto -

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Em primeiro lugar, Foletto, eu gostei muito do teu texto. Achei belíssimo, por climatizar o álbum, dar uma idéia (que parece ser bem exata, mesmo sem ter escutado) do clima da obra. Esse é, no meu ver, o grande mérito do teu texto, que ainda é gostoso e fácil de ler.

Percebi, porém, alguns errinhos, que coloco aqui:

1. no primeiro parágrafo, tu deveria ter colocado um ponto depois de "não conseguiria ter" e tirado o "Mas". A leitura ficaria mais fluente se a frase anterior fosse menor e a próxima começasse direto com "Não por falta de qualidade..."

2. a palavra "banda" se repete muito no segundo parágrafo. Daria para substitui a primeira, por exemplo, pelo nome Grant Lee Buffalo.

3. alguns erros gramtaticais, de acentuação, que um olhar mais atento teu já descobre.

No mais, achei bom porque tu construiu teu texto em cima de informações, ou seja, fez jornalismo (porque texto bonito sem informação não é jornalismo). Ficou muito bom mesmo. Legal ter colocado os créditos do álgum e da banda no fim (mas faltou a gravadora). Gostei da contextualização do primeiro parágrafo, também.

Mas, claro, tudo que disse acima não importa se comparado ao fato de tu não ter postado o texto na data correta. Ou seja, por mais que o texto tenha os méritos que tem, o fato de ignorar o dead-line depõe contra, já que ele nem seria publicado se fosse numa redação (e o nosso objetivo é simular isso, ok?) No jornalismo de hoje, cumprir o dead-line é mais fundamental do que escrever um belo texto!

É isso. Espero ter contribuído.

Abraço.

16/8/05  
Blogger Leonardo said...

Valeu tche, já fiz algumas das mudanças que tu disse.

Isso vale para todos: alguns erros de português não percebidos na hora, por cansaço ou por falta de tempo, podem ser mudados depois, o blog tem essa vantagem que devemos aproveitar. Só comentem onde está o erro por aqui que eu arrumarei.

16/8/05  
Anonymous Anônimo said...

Gostei muito...As descrições que você fez do estilo da banda me fizeram ter muita vontade de ouvir...e acredito que deixou outras pessoas curiosastambém...Acredito que é isso que uma boa crítica deve fazer: nos mostrar opções diferentes, obras que a mídia tradicional não menciona para que possamos ouvir, ler e ver coisas novas,porém, depois cada pessoa que faça uma análise pessoal da obra. Se gostar melhor, se não gostar valeu por ficar conhecendo.

17/8/05  

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