quinta-feira, agosto 18, 2005

Cinema(1)

Sideways - Entre umas e outras



- Comédia “inteligente”.

Foi assim que o cara da locadora definiu o filme quando perguntei a opinião dele sobre Sideways. Não sei se minha inteligência não foi o suficiente, mas, para mim, a comédia não foi o mais importante neste vídeo.
Sideways conseguiu me fazer rir, sim, mas foi além disso.
Me fez pensar sobre o “contrato” que firmamos quando resolvemos aceitar alguém como “melhor amigo”, o que, de certo modo, nos obriga a suportá-lo em seus piores momentos de mau-humor ou depressão.

Mostra a nós, mulheres, que muitos dos homens são mesmo “cachorros”. Mas que eles podem se arrepender... O que não deve evitar, no entanto, que fiquemos com um pé atrás se nosso futuro marido resolver viajar sem a nossa companhia uma semana antes do casamento.
Revela, em uma seqüência de cenas que nos faz querer entrar na TV e chacoalhar Miles, um dos protagonistas, que a insegurança em início de relacionamentos atinge a todos, independentemente da idade, da experiência ou do sexo.
O gênero do filme é, realmente, comédia. Mas como bem descreveu o crítico da Reuters Kirk Honeycutt, no caso de Sideways, “As risadas nascem da dor, tanto emocional quanto física. Por um lado, o sofrimento não é nada engraçado - mas por outro é divertidíssimo”.

Para quem não viu o filme:

Sinopse
O filme mostra dois amigos de meia-idade em um tour pela região dos vinhos californianos. Tendo belas paisagens como cenário, Miles, um escritor fracassado interpretado por Paul Giamatti, e o ator de televisão Jack (Thomas Haden) saem numa espécie de despedida de solteiro para Jack. Miles é um depressivo e amargurado degustador de vinhos; Jack quer sentir o "último gosto da liberdade". Entre vinhos, mulheres, risos e discussões, o passeio dá motivos para os dois questionarem o rumo de suas vidas.

Direção: Alexander Payne
Elenco: Paul Giamatti (Miles), Thomas Haden Church (Jack), Virginia Madsen (Maya), Sandra Oh (Stephanie)

Sideways concorreu a 5 Oscars em 2005 (melhor filme, roteiro adaptado, diretor (Alexander Payne), ator coadjuvante (Thomas Haden Church) e atriz coadjuvante (Virginia Madsen), ganhando a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado.

Site Oficial
http://www.foxsearchlight.com/sideways


- Luciane Treulieb-

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Nosso blog está muito agradável aos olhos.
Escolhestes bem o template, Leo.


Lu...
Tu consegues organizar o texto. As vírgulas estão no lugar certo. Isso chamou minha atenção.
Só achei falta de vírgulas em:

"...viajar (,) sem a nossa companhia (,) uma semana antes do casamento."

Para deixar mais uma observação,
eu organizaria as idéias do quarto parágrafo assim:

Em uma seqüência de cenas que nos faz querer entrar na TV e chacoalhar Miles, um dos protagonistas, "Sideways" revela a insegurança natural dos relacionamentos incipientes. Todos são ansiosos e tem dúvidas. independentemente da idade, da experiência ou do sexo.

Acho que dá mais pausas para o texto.

Estou louco para ver o filme. Gostei muito do que escrevestes.


Gustavo Hennemann.

21/8/05  

Postar um comentário

<< Home