terça-feira, novembro 22, 2005

Internet(2).

Matando cachorro (e leão) a grito (e sussuro)


BESTIÁRIO, adj. Referente a bestas; s. m. o gladiador que no circo combatia com as feras; coleção de fábulas ou escritos sobre animais reais ou fantásticos. (Do lat. bastiariu.)


Ou pelo menos é assim que um dicionário define essa palavra. Para uma nova definição, é melhor entrar na revista literária online Bestiário (www.bestiário.com.br).

A revista é uma iniciativa do escritor Charles Kiefer (autor de, entre outros, Valsa para Bruno Stein e O escorpião da sexta-feira) com o artista plástico Roberto Schmitt-Prym. Kiefer ministra uma oficina de contos tão reconhecida no meio literário quanto a de Luiz Antônio de Assis Brasil. Parece que cansou de trabalhar com papel e migrou pra internet.



Ou não! Afinal, a Bestiário é uma revista eletrônica, mas, também, uma editora. Que publica, inclusive, textos de Assis Brasil. Mas, falando do site: há contos de tudo que é tipo: clássicos da literatura, traduções, obras de autores iniciantes, obras hispano-americanas e de outros países, artigos... Enfim, a Bestiário está em seu segundo ano, na vigésima edição, já publicou muita coisa.

E poesia, tem? Tem sim, mas aí o link é outro: a revista Máquina do Mundo (www.bestiario.com.br/maquinadomundo). Mesmos autores, mesma proposta. Só que em poesia.



E o que tem a ver isso tudo com a definição do dicionário? Onde estão as bestas, as feras? E fábulas, o site não tem só isso! Nem fala só de animais reais ou fantásticos! Bem, talvez Bestiário queria dar justamente uma idéia de grandiosidade, de magnitude, como a cena de um gladiador jogando sua vida com a das feras. E o site tem isso? Ah, tem sim. Só que em vez de espadas, os gladiadores do Bestiário lutam usando canetas, ou melhor, teclas.

Duvida? Bom, aí só lendo pra crer!


-Augusto Paim -

1 Comments:

Blogger Leonardo said...

Baita site este, Augusto. Pena que literatura em Computador não me desce muito bem, apesar da opção de se imprimir.Mas é um belo site.

23/11/05  

Postar um comentário

<< Home