quinta-feira, novembro 03, 2005

Literatura(15)


Para você, a primeira impressão é a que fica? Nesse mundo de rápida circulação, tanto de capitais quanto de pessoas e mercadorias, a primeira impressão pode até mesmo ser considerada um sintoma desses novos tempos.
Antes, as pessoas viviam a milhares de quilômetros de seu vizinho mais próximo, os meios de comunicação não eram tão eficientes e as tecnologias ainda eram muito incipientes. Hoje, em questão de segundos podemos enviar diversos caracteres de texto, fotos e informações a pessoas que estão muito distantes de nós. Os contatos se tornaram mais fáceis, até mesmo aqueles de primeiro grau...

A primeira impressão não é só aquela do contato pessoal, mas também aquela impressão que você tem daquele produto que acaba de ser lançado, daquele nick que você vê no chat, da nova atriz que estreou, da nova novela que está passando... Enfim, hoje tudo é mais rápido, (talvez até mesmo mais volátil) assim como umas celebridades que surgem e outras que se apagam em questão de pouco tempo.
Mas, e como você está situado nessa correria? Você já percebeu que também causa uma primeira impressão nas outras pessoas, ou sequer tinha consciência disso? Pois é essa visão que passa o livro "A primeira impressão é a que fica", de Ann Demarais e Valerie White, ambas Ph.D., consultoras de muitas das 100 maiores empresas, segundo lista da revista Fortune. Nesse "mini-manual", você vai encontrar dicas para perceber como é a primeira impressão que você passa e poderá aprender que a primeira impressão pode até ser revogável, mas fica marcada por muito tempo na memória das outras pessoas.

Para as autoras, uma boa primeira impressão depende de muitos fatores, dentre eles, os chamados "sete princípios básicos": ser acessível, demonstrar interesse pelo outro, discutir temas objetivos, revelar um pouco sobre si mesmo, aplicar a dinâmica da conversa, manifestar sua visão de mundo e mostrar seu sex appeal. Muitos dos princípios não têm muito embasamento teórico, são frutos de um senso comum e da experiência que as autoras acumularam durante anos de consultoria. Olha, se a vizinha tiver o livro ou você ganhar de aniversário, não custa dar uma olhadinha, nem que seja para dar algumas risadas.

-Cláudia Kessler-