domingo, outubro 23, 2005

Televisão (1)

Recorte Cultural

Em discussão de estudante de jornalismo, vez ou outra, sempre afirma-se que a TV brasileira não dá espaço para a cultura. O Recorte Cultural veio para mostrar o contrário. É um programa que se autodenomina revista cultural que consegue não só falar de cultura, mas aprofundar questões também. Como pintar um poema? Porque compor um filme?

Além do mais, possui uma narrativa bem diferente - que como o próprio nome diz - recorta a realidade e junta sem uma linha de costura, ao aleatório. Desconstrói não só a forma tradicional de se fazer TV como também a própria cultura discutida no programa. Ver um entrevistador dar um grito porque se enrolou na pergunta, ou o silêncio entre entrevistador e entrevistado não são coisas comuns na TV. Mas isso acontece seguidamente no Recorte Cultural. E ainda de propósito, pois quem edita o programa opta por isso para mostrar, palpite meu, a própria reconstrução do fazer TV.



E isso pode ser constatado não só pela estrutura fragmentada do programa. Pelo uso de movimentos ousados de câmera, temas pouco citados na mídia. E por tantos outros elementos como frases que aparecem do nada, trechos de clipes e filmes sem ligação nenhuma com o “todo”. E que estão aí para nos provocar estranhamento e reflexão.

A estrutura, porém, é sempre guiada por um fio de trechos de entrevistas com artistas. Uma com convidados no estúdio - quadro chamado debatedeira. E outra na casa, estúdio ou atelier do entrevistado, que nos levam não só a conhecê-lo, mas também seu ambiente de trabalho. As conversas podem ser com figuras conhecidas como Ferreira Gullar, Cacá Diegues e Taís Araújo, mas também ilustres desconhecidos produtores de cultura e entretenimento. Os trechos das duas entrevistas – estúdio e residência - são entrecortados por diversos outros quadros não fixos e tantos outros elementos do programa.

O Recorte Cultural é produção da TVE Rio de Janeiro e é exibido na TVE gaúcha de segunda à sexta, às 20h30 com horário alternativo à meia noite e compacto no sábado as 23h30.

Sito Eletrônico: http://www.tvebrasil.com.br/recortecultural

-Édina Girardi-

1 Comments:

Blogger Leonardo said...

Concordo com a Édina, finalmente veio um programa que sabe lidar decentemente com a cultura . O Recorte é bastante interessante por sair da mesmice em que esses tipos de programas estão mergulhados; uma edição ágil, trechos de entrevistas interessantes são entrecortadas com trechos de filmes, clipes ou mesmo tela preta com algum dizer provocativo/interessante.

Mesmo sendo novo - começou em janeiro deste ano - ele aos poucos ganha repercussão fora do circuito muitas vezes fechado que é a TVE - nesse domingo saiu uma matéria no caderno da tv da Zero Hora.`
É muito bom que repercuta, pois só assim muita gente vai ver que dá, sim, para fazer programa sobre cultura no Brasil sem cair na mesmice das mesmas entrevistas, das mesmas pessoas, do mesmo formato... É sempre bom ler,olhar, ouvir coisas que nos façam pensar.
Parabéns pela lembrança, Édina!

24/10/05  

Postar um comentário

<< Home