quinta-feira, outubro 13, 2005

Literatura (12)

Gabriela Mistral (1889-1957)

Lucila Godoy Alcayaga, este era o nome de Gabriela Mistral. Nasceu em 7 de abril em Vicuña, no Chile. Termina seus estudos básicos e começa sua carreira de professora. Durante 7 anos, ela viaja por diversas cidades e e povoados do Norte chileno, quando realiza a prova para ser normalista. Em 1914, recebe o prêmio Jogos Florais pelo Sonetos de la Muerte.

Ensina em diversos 'liceus' do país, é nomeada professora secundária. Viaja ao México convidada por José Vasconcellos, ministro da Educação. É nomeada cônsul e viaja por diversos países. Ela esceve e publica até o ano de 1945. Neste ano de 1945, ela recebe o Prêmio Nobel de Literatura. Seis anos após, ela recebe o Prêmio Nacional de Literatura do Chile.

O que torna encantador em Gabriela Mistral é sua habilidade em ser a herdeira do Simbolismo francês, e recriar com a inspiração feminina a complexidade da vida. E ser uma mulher homenageada num país machista e conservador como é o Chile. Um pequeno segredo que poucos conhecem: Pablo Neruda quando escreveu seus primeiros versos aos 14 anos foi apoiado por nada menos quem: Gabriela Mistral. O verdadeiro nome de Pablo Neruda é Neftalí Ricardo Reyes.

Obs.: Não a aceitam na Escola Normalista pelas suas idéias 'extravagantes' que seria um mau exemplo para as crianças.

-Carlos Orellana-