domingo, outubro 02, 2005

Quadrinhos (1)

Palestina - Na Faixa de Gaza




O relacionamento entra histórias em quadrinhos e jornalismo é antigo. No século XVIII, jornais já publicavam charges e cartuns em suas páginas. The Yellow Kid, considerado por alguns estudiosos como a primeira história em quadrinhos, deu origem à expressão "imprensa amarela", como é chamada a imprensa sensacionalista nos Estados Unidos (no Brasil se fala em "jornalismo marrom"). Além disso, alguns dos personagens mais famosos do mundo dos quadrinhos são jornalistas, como Super-homem, Homem-aranha e Tintin.


Mas é em Palestina - Na Faixa de Gaza, livro-reportagem em quadrinhos do jornalista-quadrinista Joe Sacco, que esse relacionamento se estreita. Em 1992, Sacco passou uma semana no território disputado entre israelenses e palestinos. Entrevistou pessoas, tirou fotos e presenciou situações complicadas. O resultado foi esse livro de quatro capítulos onde Joe Sacco é autor e personagem da história que conta.


"Joe é uma presença atenta, às vezes cética, às vezes saturada, mas na maior parte do tempo compreensiva e engraçada, como quando ele nota que uma xícara de chá palestina quase sempre é atolada de açúcar, ou que os homens, talvez involuntariamente, se reúnem para trocar histórias de pesar e sofrimento assim como pescadores comparam o tamanho dos peixes, e caçadores, o porte de suas caças". Palavras de Edward W. Said, no prefácio do livro.





De fato, Palestina - Na Faixa de Gaza é repleto de desenhos que procuram ambientar o leitor no cenário, de modo que o relato do sofrimento palestino é mesclado com a representação da cultura, seja em detalhes do vestuário, da arquitetura, das pessoas, seja das condições de vida, como diz Antônio Aristides Corrêa Dutra, mestrando em comunicação pela ECO/UFRJ: "Sacco tem a capacidade de trazer à tona aqueles detalhes sutis, porém reveladores, que passam desapercebidos da maioria dos repórteres (ou simplesmente desaparecem numa reportagem tradicional)".

Palestina - Na Faixa de Gaza é um livro na linha das histórias em quadrinhos para adultos. Também é considerado uma obra do Novo Jornalismo, escola surgida nos Estados Unidos da década de 60, que revolucionou a narração jornalística. Mas, antes de tudo, é um bom livro para ser lido.



Sobre Sacco e o jornalismo em quadrinhos
Joe Sacco nasceu em 1962 em Malta, um pequeno país-arquipélago no centro do Mediterrâneo com cerca de 390.000 habitantes. Passou a infância na Austrália e a juventude nos Estados Unidos, onde mora até hoje, em Nova Iorque. Graduou-se em jornalismo pela Universidade do Oregon, em 1981. É considerado um dos precursores do que é chamado de Jornalismo em Quadrinhos, ao lado de Art Spielgeman, Robert Crumb e Joe Kubert, dentre outros.

Palestina - Na Faixa de Gaza foi publicado em 2003 pela Conrad (www.conradeditora.com.br), editora especializada em quadrinhos. O livro ganhou prêmios como o American Book Award e o título de Melhor Nova Série, pelo Harvey Awards. Sacco também é autor de Gorazde - A Guerra na Bósnia Ocidental e Uma História de Saravejo.


- Augusto Machado Paim -