quinta-feira, outubro 06, 2005

Literatura (10)

O Apanhador no Campo de Centeio


Lançado em 1951, O Apanhador no Campo de Centeio é um dos clássicos atemporais da literatura. Não importa a época que se leia, ele jamais deixará de ser atual. Para quem é acostumado com leituras tradicionais, o livro até decepciona: “Afinal, não vai acontecer NADA nessa história?”, as pessoas se perguntam.
A história realmente é simples. Fala sobre um fim de semana na vida de Holden Caulfield, garoto de 17 anos de família abastada, depois que ele sai do colégio interno em que estudava, retratando suas perambulações solitárias por Nova York.




Simples - e chato até - se fosse somente isso. O que vale mesmo é as reflexões de Holden, seus comentários a respeito das pessoas, da vida, de tudo, sempre com muita ironia e humor negro. É difícil não se identificar com o personagem em algum momento da nossa vida. Parece que ele é um tipo de “inconsciente” nosso, falando as coisas que gostaríamos de falar mas não falamos por medo da reação das outras pessoas.



Uma adaptação do livro para os quadrinhos



Escrito em uma linguagem próxima a coloquial, cheia de gírias - algo ousado para a época - a obra é uma das mais influentes da literatura mundial, citada em inúmeros filmes e outros livros. Lançado em um tempo que o jovem não tinha nem um pingo da liberdade que têm hoje, ‘O Apanhador’ é um relato do que se passa na cabeça do adolescente, seus anseios e temores sobre o mundo que insiste em pedir respostas para tudo, mas que não é capaz de oferecê-las. Pelo menos não na mesma intensidade com que pede.


-Leonardo Foletto-

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Leonardo, importante estares resgatando a leitura de O Apanhador. Lê-lo sempre traz animação.

Abraço

9/10/05  

Postar um comentário

<< Home